Quem está ligado

Temos 2 visitantes e sem membros em linha

Requisição de Anilhas

cobl requisitar anilhas

A BOUBA OU VARIOLA AVIÁRIA

A BOUBA OU VARIOLA AVIÁRIA

A Bouba, também chamada de varíola aviária, difteria aviária. É uma doença altamente infecciosa e que causa grandes prejuízos aos criadores e seus planteis. Essa doença manifesta-se em três formas diferentes :

 

Cutânea – caracterizada pelo desenvolvimento de nódulos na pele.

Diftérica – lesões internas do aparelho respiratório e digestivo, lesões na língua, faringe, laringe, etc.

Forma mista - apresentando os nódulos e lesões internas.

 

O causador dessa doença é o Pox vírus. A transmissão pode ser feita pelos seguintes agentes infectantes:

  • de ave para ave através de lesões da pele ou mucosa
  • fezes
  • o ar
  • através de picadas de mosquitos, ácaros de pele.
  • podem também ser fontes de contaminação objectos/acessórios de criação e mesmo roupas e sapatos de pessoas.
  • aves portadoras sãs.

 

O período de incubação dessa doença é em torno de 4 dias em canários. O mesmo deve ocorrer em outros passeriformes como os Carduelis sp. Causa pneumonias, apneias, dificuldades na alimentação(pegar os alimentos e come-los), diarreias, perda de peso e alto índice de mortalidade. Apatia, perda do apetite, febre, patas doloridas, coceira no bico.

 

A perda em uma infestação de grande porte pode chegar à 100% do plantel , é fato pois, as aves que não morrem, tornam-se portadoras sãs, tornando-se então fontes de contaminação. Portanto, teríamos que eliminá-las para que não infectassem novas aves que fossem introduzidas ao plantel. A forma cutânea é facilmente identificável pois, aparecem nódulos(pipocas) nas patas, en torno dos olhos, etc. A forma diftérica só é diagnosticada com precisão com exames de necropsia pois, as áreas atingidas são internas e os sintomas podem confundir-se com os de outras doenças. O correcto, como para qualquer outra enfermidade, é ao menor sinal de anormalidade, separar-se o pássaro doente do resto do plantel, se possível e preferencialmente em outro ambiente, mantendo-o em observação e procurar-se ajuda profissional.

 

Imunização

 

A forma de imunização é a vacinação. A imunização total de um indivíduo só acontece após anos de vacinação portanto, esse processo deve ser repetido anualmente.